sábado, novembro 27, 2010

"e se?" é arte do diabo.

Acabei de assistir o filme "Cartas para Julieta".
Uma parte do filme que me chamou bastante atenção foi uma em que a protagonista manda uma carta para uma mulher que perdeu o seu amor, por não saber se valeria a pena desistir de tudo por esse amor. A carta é assim:

Querida Claire,
"E" e "se" são duas palavras tão inofensivas quanto qualquer palavra.
Mas coloque-as juntas, lado a lado, e elas têm o poder de assombrá-la pelo resto da sua vida.
"E se"... E se?
E se?
Não sei como sua história acabou. Mas se o que você sentia na época era amor verdadeiro, então nunca é tarde demais. Se era verdadeiro então, por que não o seria agora?
Você só precisa ter coragem para seguir seu coração!
Não sei como é sentir amor como o de Julieta, um amor pelo qual abandonar os entes queridos, um amor pelo qual cruzar oceanos. Mas gosto de pensar que, se um dia o sentisse, eu teria a coragem de agarrá-lo.
E Claire, se você não o fez, espero que um dia o faça.
Com todo o meu amor, 
Julieta

Estava assistindo e pensei, todos nós após optarmos por fazer uma coisa, sempre pensamos nas consequências que isso nos trará, aí vem esse tal "e se" , que fica nos corroendo por dentro porque esse "e se" não tem nada de concreto, só abstrato. E esse "e se" não é retirado fácil da nossa cabeça, porque mesmo que a gente não queira, quando tomamos decisões em nossas vidas, logo vem certas perguntas nos perturbar o juizo. E se eu tivesse feito de outro jeito, o que teria acontecido? E se eu tivesse escolhido o outro rapaz que me paquerava ao invés desse, para namorar, como teria sido? E se eu não tivesse desmanchado as malas naquela ocasião? E se eu tivesse ficado ao invés de ter partido? E se eu não tivesse falado aquelas palavras naquele momento? E se eu tivesse dito o que estava sentindo para aquela pessoa antes, teria sido diferente? E se eu tivesse feito outra escolha?...
Certa vez uma amiga me disse que um professor seu havia lhe dito em certa ocasião que "e se.. é arte do diabo", e eu devo concordar com ele, embora eu não o conheça, porque só o diabo mesmo para nos deixar esse presentinho. Esse "e se" que nos confunde e que nos faz ficar pensando em coisas que não aconteceram. E porque aceitar esse "tal presente" ? Porque ao invés de ficar pensando no que poderia ter sido, não fazê-lo, para ver no que vai dar? Fazer é melhor do que ficar imaginando depois de não ter feito nada, milhares de " e se" , porque só fazendo você saberá como foi, como é. E não vai sobrar espaço para dúvidas bobas. Não se deve perder oportunidade nenhuma nessa vida, porque não temos segunda chance para fazer as mesmas coisas. Mesmo que ocorra de um dia você encontrar aquele amor que perdeu por medo de se entregar, pensando se seria bom, se valeria a pena, nada vai ser igual ao que você viveu antes. Tudo será diferente. Você pode pensar que será igual, porque agora você não tem medo. Mas nada, além de novela e filme, volta de onde parou. As chances que você teve e que perdeu, ficaram no passado. Hoje já são outras chances, outros momentos.. Você só não pode, caso isso de você ter de volta o seu amor aconteça, ficar pensando novamente, como será se você tentar. Não se perde nenhuma oportunidade que a vida dá. 

Imagine : E se você perdê-las, como será?


0 comentários:

Postar um comentário